O Instituto Entreparques nasceu da expedição homônima e das ações realizadas junto aos parques nacionais brasileiros promovendo visitação e interpretação ambiental. Algumas iniciativas já realizadas:

Parque ao Lado no Parque Nacional dos Campos Gerais

O Projeto Parque ao Lado nasceu da crença de que a conservação começa pelo pertencimento. A iniciativa, criada e implementada junto do Refúgio das Curucacas, operador turístico da região das furnas do Passo do Pupo em Ponta Grossa, busca quebrar a barreira invisível que muitas vezes separa as comunidades locais das unidades de conservação que as cercam, especialmente para os jovens.

Através de experiências de visitação organizadas, o projeto convida moradores a conhecerem e vivenciarem o parque que está, literalmente, ao seu lado. Ao promover esse primeiro contato e a conexão com a natureza mais próxima, o Parque ao Lado semeia a curiosidade, o respeito e o orgulho, formando uma nova geração de defensores e amantes do patrimônio natural que faz parte de sua própria história e identidade.

A primeira edição, realizada no Parque Nacional dos Campos Gerais, foi patrocinada pela Fjällräven Brasil.

Placas de sinalização e educação ambiental no Parque Nacional do Monte Roraima

As placas de sinalização e educação ambiental no Parque Nacional do Monte Roraima são um pilar fundamental para a experiência de visitação. Elas não apenas informam os visitantes que ali é um parque nacional, mas também funcionam como ferramentas educativas essenciais, narrando a história geológica única do Tepui, a riqueza de sua biodiversidade e a importância cultural para os povos indígenas.

Ao fornecer informações sobre a fauna e flora endêmicas, a geologia peculiar e as normas de conduta, essas placas, elaboradas juntamente do ICMBio e com apoio financeiro e logístico da Roraima Adventures, transformam uma simples caminhada em uma jornada de aprendizado e consciência. Mais do que guias de percurso, elas são a voz do parque, promovendo a conexão e o respeito necessários para a conservação deste ecossistema frágil e inestimável.

Saiba mais: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/expedicao-instala-placas-informativas-no-parque-nacional-do-monte-roraima

Extensão da Trilha do Janelão (penumbra) no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Em parceria com o Fundo Peruaçu, gerido pelo Instituto Ekos, em setembro de 2024 foi inaugurada a parte de penumbra da Trilha da Gruta do Janelão, principal atrativo do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Os 4,8km de trilha (ida e volta) foram agregados em mais 1,4km (ida e volta). Os recursos foram obtidos através de cupons de venda da Fjällräven, que foram integralmente destinados a esse fim.

Saiba mais: https://www.instagram.com/p/DBbzqqQvqgZ/

Índice de potencial astroturístico dos parques nacionais (IASTRO)

O IASTRO (Índice de Potencial Astroturístico) é uma inovação do Instituto Entreparques em conjunto com o projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros para o uso público nos parques nacionais brasileiros. A iniciativa nasceu da constatação de que o céu noturno, um dos mais ricos serviços ecossistêmicos, é subvalorizado e seu potencial é astronômico.

O IASTRO é uma ferramenta metodológica que mensura, de forma quantitativa e qualitativa, o potencial de cada parque para o astroturismo. Ao analisar a poluição luminosa, condições climáticas e infraestrutura, o índice direciona o olhar de gestores, pesquisadores e investidores para o céu, fomentando um turismo de baixo impacto, que contribui diretamente para a economia local, para a conservação e para uma nova forma de conexão com a natureza.

Saiba mais: https://entreparquesbr.com.br/iastro/

Acesse o artigo publicado na Revista Brasileira de Ecoturismo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/20294/14153

O IASTRO colaborou para que fosse criada a primeira lei de proteção a céus escuros do país, em Maturéia/PB, nos arredores do Parque Nacional da Serra do Teixeira: https://apapb.org/2025/07/03/lei-pioneira-busca-preservar-o-ceu-de-matureia-pb/

Missão

Promover a conexão transformadora entre as pessoas e o patrimônio natural brasileiro, por meio da visitação consciente e da interpretação ambiental, inspirando a sociedade a conhecer, valorizar e engajar-se ativamente na conservação dos Parques Nacionais.

Visão

Ser referência nacional na promoção do uso público em Unidades de Conservação, contribuindo para um Brasil onde a sociedade reconheça o valor intrínseco e os benefícios do contato com a natureza, vivendo em harmonia com o meio ambiente e garantindo sua perpetuação para as futuras gerações.

Valores

  • Conexão e Bem-Estar: Acreditamos no poder do contato com a natureza para promover a saúde mental, o bem-estar e o senso de pertencimento.
  • Consciência e Respeito: Incentivamos uma visitação responsável e com baixo impacto, respeitando os ecossistemas, a biodiversidade e as comunidades locais.
  • Compartilhamento e Acessibilidade: Valorizamos a democratização do conhecimento e da experiência dos parques, disponibilizando informações de forma gratuita e acessível.
  • Conservação e Desenvolvimento Sustentável: Atuamos para que a visitação seja uma ferramenta efetiva de proteção ambiental e de geração de benefícios socioeconômicos para as regiões dos parques.
  • Parceria e Colaboração: Fomentamos o trabalho conjunto entre visitantes, comunidades, gestores de parques e outros atores para alcançar nossos objetivos comuns.
  • Inspiração e Transformação: Buscamos inspirar a mudança de atitudes e a transformação pessoal por meio da vivência em ambientes naturais.