IASTRO

Índice de potencial astroturístico dos parques nacionais

O que é e para que serve

O IASTRO é um índice que visa medir o potencial astro turístico dos parques nacionais brasileiros através de uma classificação que indica os mais e os menos propensos a esse tipo de atividade.

Como foi calculado

O índice foi calculado considerando como base as principais variáveis usadas tanto pela Dark Sky International (https://darksky.org) quanto pela Starlight Foundation (https://en.fundacionstarlight.org/) em suas certificações, incluindo: poluição luminosa, climatologia e infraestrutura turística.

As metodologias usadas pelas duas instituições foram adaptadas à realidade brasileira de acordo com as particularidades das Unidades de Conservação do nosso país.

Como trata-se de um potencial, consideramos sempre as melhores classificações de poluição luminosa, climatologia e infraestrutura turística.

O IASTRO não tem a intenção de substituir a detalhada análise que é feita por um grupo multidisciplinar in loco, mas antecipar-se a uma necessidade latente: indicar o potencial para que possamos já começar a usufruir dos benefícios da observação de astros.

A metodologia e a fórmula são abertas para que possam ser usadas por outras categorias de Unidades de Conservação, bem como por parques estaduais ou municipais. É possível também usar a fórmula em outros países, pois suas componentes são de amplo conhecimento.

Quais as categorias

O resultado do índice de potencial astro turístico foi agregado para facilitar o uso nas seguintes categorias:

  1. Excelente
  2. Ótimo
  3. Muito bom
  4. Bom
  5. Baixo

Vale lembrar que o potencial pode ser majorado sempre que um parque melhorar as condições de infraestrutura turística (trilhas, guias e locais para pernoite). O potencial pode ser piorado caso a poluição luminosa do entorno aumente a ponto de interferir na área do parque.

Mesmo parques nacionais listados entre os menores potenciais podem ser propensos ao astro turismo, incluindo observação da Lua e de eventos como eclipses. Em alguns casos o potencial é baixo por conta do excesso de nebulosidade pelas características climáticas, mas dias com poucas nuvens podem ser boas oportunidades para realizar astro turismo.

Apresentação completa com critérios e usos

Lista de parques nacionais de acordo com o potencial astro turístico

Parques nacionais brasileiros com potencial astro turístico EXCELENTE

Parques nacionais brasileiros com potencial astro turístico ÓTIMO

Parques nacionais brasileiros com potencial astro turístico MUITO BOM

Parques nacionais brasileiros com potencial astro turístico BOM

Parques nacionais brasileiros com potencial astro turístico BAIXO

Equipe

Este índice foi calculado por um grupo multidisciplinar, incluindo:

Daniel Mello: doutor em Astrofísica e astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena o projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros, pioneiro em promover a Astronomia e a educação ambiental em Unidades de Conservação da Natureza.

https://www.instagram.com/astroturismoparquesbr

Vitor Barbato: turismólogo, especializado em ecoturismo e interpretação ambiental. Co-criador da Rede Céus Estrelados do Brasil e ativista da DarkSky no Brasil. Trabalha como Agente Temporário Ambiental no Parque Nacional do Iguaçu e promove a trilha de longo curso Caminhos do Peabiru.

https://www.instagram.com/vitor.barbato

Letícia Alves e Dennis Hyde: idealizadores do projeto Entre Parques BR

https://www.instagram.com/entreparquesbr